terça-feira, 21 de março de 2017

[Stephen King] para quem não gosta de [Stephen King]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou uma nova coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

Muitos leitores mantêm distância da obra de Stephen King por acharem que o autor dedica-se exclusivamente ao terror. E embora King de fato seja conhecido como o Mestre do Terror, suas habilidades como escritor vão muito além deste gênero. Assim, selecionamos três livros que mostram diferentes facetas do autor e que irão agradar a qualquer leitor.
Sob a Redoma parte de uma premissa relativamente simples: e se uma pequena cidade fosse cercada por uma redoma invisível do dia para noite? É a partir desta premissa que King cria uma trama homérica e perfeitamente amarrada, explorando, essencialmente, duas temáticas: os jogos pelo poder e a luta pela sobrevivência. Ou seja, o desenvolvimento do livro não se baseia na origem da redoma, mas sim dos conflitos existentes entre os personagens em um contexto tenso e perturbador. 
Curiosamente, Sob a Redoma foi o livro responsável por tornar a equipe Além da Contracapa fã incondicional de Stephen King, pois foi a partir dele que passamos a entender a abordagem utilizada pelo autor: os elementos sobrenaturais são meros “gatilhos” que causam os mais diversos conflitos e reações entre os personagens, sendo estes o enfoque das tramas. 

Mesmo partindo de um tema complexo como a viagem no tempo — afinal, o protagonista descobre uma brecha no tempo e retorna para o ano de 1958 para impedir o assassinato do presidente Kennedy —, Novembro de 63 não é um livro de ficção científica propriamente dito. Isso por que a viagem no tempo é apenas o pano de fundo no qual King constrói um grande protagonista e desenvolve sua jornada. O objetivo do personagem é salvar Kennedy e tudo que ele faz durante esses cinco anos tem em mente o fatídico 22 de novembro de 63, mas, apesar disso, a trama não gira em torno desse episódio e sim de um romance. Para a sua surpresa, Jake se apaixona por uma mulher que não vive no seu tempo, o que torna todas as suas escolhas mais difíceis. Por isso, Novembro de 63 é, acima de tudo, uma estória de amor, recheada de ação e de reflexões sobre o tempo e a importância do passado. 


No geral, a obra de Stephen King leva a crer que ele não é um autor que escreve simplesmente porque essa é sua a profissão, a maneira como ganha a vida, e sim que ele escolheu essa profissão porque escrever é a sua vida. Por isso, mesmo que a história não tenha previsão de vir à tona, se King sente que tem uma história para contar, ele a conta. O livro Quatro Estações é composto por quatro histórias curtas que o autor achou que jamais chegariam às mãos dos leitores, pois eram longas demais para serem vendidas como contos e curtas demais para serem romances. A antologia, no geral, pode ser recomendada para quem não gosta de terror (afinal, são dois dramas, um suspense e uma história sobrenatural - a única fraca das quatro), mas o destaque aqui vai para O Corpo: uma história de amizade entre quatro adolescentes que ao ouvirem falar da localização do corpo de um menino da idade deles, desaparecido há dias, resolvem encontrá-lo e revelar a notícia para as autoridades para ganharem fama e glória. Porém, no caminho outras coisas adquirem importância, fazendo desta uma história sobre amadurecimento e a passagem da idade infantil para a idade adulta. O leitor conhece a história através do olhar de um dos meninos, agora adulto, o que derrama sobre os acontecimentos uma camada de melancolia raramente associada a King. Uma das mais belas histórias que li do autor e certamente uma das minhas favoritas. 

18 comentários:

Unknown disse...

Os livros do King são aqueles para ninguém reclamar, li poucos livros dele mais já gostei a partir do primeiro e ainda tem muitos da minha lista quer quero ler aina esse ano, gostei de Novembro de 63 já tinha visto muitas vezes mas nunca li do que se tratava gostei.

Bia Gonçalves disse...

Oi gente!!
Adorei a ideia da coluna ♥
Stephen é realmente um autor que pode facilmente agradar a gregos e troianos. O problema é que recebeu a alcunha de mestre do terror, assim sendo o pessoal já julga suas obras como assustadoras, mesmo quando não são.
Beeijos
http://lua-literaria.blogspot.com.br/

Letticia Gabriella disse...

Eu preciso ler Sob a Redoma! Vi a série e fiquei apaixonada com a premissa! Muitas pessoas que leram me falaram que o livro é bem diferente, mas isso não é de me admirar hahahaha Está na minha wishlist há um bom tempo, e desse ano não passa! Um beijo :*

www.fleurdelune.com.br

Gabriela CZ disse...

Queria colar mil corações aqui pra dizer o quanto adorei essa edição da coluna, Mari e Alê. São três livros que quero muito ler e quero dar um jeito de fazer isso logo. Ótimo post.

Beijos!

RUDYNALVA disse...

ALÊ/MARI!
King é um autor de múltiplas facetas e estilos, claro que o suspense está sempre presente, porém nem todos livros dele são de terror e isso é o mais fascinante, embora ame os livros de terror genuíno que ele escreve.
“Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

Thalita Branco disse...

Olá!
Adorei a lista! Pra mim entre os três o Novembro de 63 é o grande destaque. Simplesmente incrivel.
Bjs


...:::EntreLinhas Fantásticas - Sorteio no blog!

Maurilei Teodoro disse...

Gosto muito destes três livros, e Novembro de 63 é meu livro favorito até agora !!! Juntou o tema sobre viagem no tempo, que gosto muito, e a escrita envolvente do King !!!

Juliana Pavan de Almeida disse...

Oieee

Até hoje só li 1 livro do King, da qual não gostei muito.
Acho que vou recomeçar ler seus livros através do Novembro 63, li aqui nos comentários muita gente falando que é ótimo.

Um super beijo

Livros em Contexto

Larissa Dutra disse...

Olá, tudo bem? Quero ler os livros do autor justamente por ele escrever terror, mesmo motivo pelo qual muitos passam longe das obras dele, haha. Adorei as dicas!

Beijos,
Duas Livreiras

Carolina Garcia disse...

Olá, Alê e Mari!!!

Tenho uma amiga que é assim mesmo! Eu já falei para ela que além de terror, Stephen King também escreve suspense e que são incríveis, mas ela não me escuta mesmo.
Aparentemente, não consegue ler nem suspense. Hahahaha
Uma pena, né? Porque os livros que li dele são ótimos.

Estou desejando esse Sob a Redoma há algum tempo já. Espero me encantar como vocês com a história!!! :D

Bjs

http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

Na Nossa Estante disse...

Oi pessoal! Que coluna genial essa de vcs! adorei! De todos os citados Novembro 63 foi o que mais me interessou. Viagem no tempo e história de amor sempre me interessam!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Kemmy disse...

Acho que não conhecia esse último livro, mas fiquei interessada. Em geral não gosto muito de contos mas a narrativa do autor é muito boa, portanto acredito que eu gostaria.
Eu adorava a série baseada em Sob a redoma, mas me falaram que o livro é bem diferente (melhor, claro rs) então quero lê-lo.
Novembro de 63 não me interessava até ver vocês falando um pouco sobre ele, pois me fez lembrar de Joyland e A mulher do viajante no tempo (acho que é esse o nome :p) e parece ser dramático.
Ah, adorei a coluna! Se aceitam uma dica, gostaria que falassem sobre as obras da Agatha Christie pois li um livro dela e fiquei meio decepcionada... tenho outros dois na estante mas estou fugindo.

Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

Priscila Tavares disse...

Oi Meninas, adorei a ideia do post.
Eu mesma não sou muito fã de terror e mesmo assim morro de vontade de ler alguma coisa do King por ele ser tão aclamado no mundo literário né. Adorei as dicas e já vou dar uma pesquisadinha nelas.
Beijokas
Quanto Mais Livros Melhor

Marta Izabel disse...

Adorei essa postagem!! Comecei a ler os livros de King a pouco tempo mas estou gostando muito. E sem dúvida indico sempre os livros dele!!
Bjoss

Girlene Viey disse...

Achei bacana esse tipo de post, justamente para mostra que Stephen King vai muito além do que somente livro de terror, espero que assim as pessoas tenha outra visão sobre autor. Gostei bastante de Novembro de 63 por conta dessa coisa de volta no tempo que simplesmente amo em livros

Jonatas Amaral disse...

Não sei se não gosto do King, em muitos momentos acredito que o que realmente falta é justamente um livro que me faça querer lê-lo. Até então isso ainda não acontece de verdade, exceto "Sob a Redoma". Este é o livro que tenho mais curiosidade de ler, entender e me aprofundar.
"Novembro 63" me pareceu meio confuso, parece isso mas não é isso. Achei estranho kkkk

Enfim, algo que sempre me afastou do autor foi a informação deste ser extremamente descritivo em sua escrita, isso não funciona com frequência para mim, talvez seja esse o motivo do meu constante adiamento em ler "Sob a redoma".

Não sei.

Mas, quem sabe.

Jônatas Amaral
alma-critica.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi!
Ainda não li nada do Stephen King, mas acompanhei algumas resenha dos livros desse autor aqui no blog que me despertou a curiosidade para conhecer a escrita dele, e com certeza irei ler os livros sob a Redoma que me deixou muito curiosa e acompanhei a serie e Novembro 63 que achei interessante esse enrendo do livro !!

Ana I. J. Mercury disse...

Ainda não li nenhum desses, mas quero muito!
Aliás, tenho vontade de ler quase todos do King.
Principalmente pelas resenhas positivíssimas que leio.
O duro é que sou medrosa, rs
bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger