quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

RESENHA: O Clube de Escrita de Jane Austen

O Clube de Escrita de Jane Austen
Quem acompanha o blog sabe que sou confesso e incondicional de Jane Austen. Além disso, também estou no processo de revisão de meu livro. Então, quando vi que editora Bertrand Brasil iria lançar O Clube de Escrita de Jane Austen, não tive dúvidas de que seria uma leitura obrigatória. 

Como é de se esperar, O Clube de Escrita de Jane Austen é um guia para escritores, o qual irá abordar temas como enredo, desenvolvimento de personagens, diálogos, cenários, tendo como ponto de partida as obras da autora. 

O primeiro registro que eu faço é o mais óbvio: o livro escrito por Rebecca Smith tem um público alvo bastante limitado. Assim, se você não for um fã de Jane Austen aspirante a escritor, este livro não é para você. Aliás, registro também que se você não leu todos os livros da autora, corre o risco de pegar spoilers.

Smith fez um trabalho meticuloso destrinchando não apenas a obra de Jane, mas também o que ela escrevia nas cartas que trocava com seus familiares. Assim, vemos uma análise sistemática não apenas de como Jane desenvolvia suas estórias, mas também descobrimos as opiniões que expressava sobre o ofício de escrever em suas correspondências.

“Ironia é a base da obra de Jane Austen. Há ironia no tom de narração, ironia verbal, ironia nas situações dos personagens e ironia dramática. O uso que ela faz da ironia constrói uma relação entre a autora e o leitor e entre o leitor e os personagens. Jane Austen dá aos leitores o crédito da inteligência para compreenderem o que está acontecendo, para captarem as piadas e entenderem as emoções e os predicados de seus personagens sem que as coisas sejam colocadas de maneira óbvia.” (SMITH, 2017, p. 171)

Um dos fatores que mais me agradou no livro é o fato de que Smith é extremamente prática, de modo que o livro é recheado com propostas de exercícios. Ou seja, a cada tópico abordado a autora sugeria um exercício para colocar em prática o novo aprendizado. E devo registrar que diversos exercícios já estão me auxiliando enquanto reviso meu livro. 

Porém, um aspecto que tornou a leitura um pouco cansativa foram os longos trechos extraídos da obra de Austen que serviam para ilustrar os argumentos da autora. Entendo que a intenção de Smith era deixar que a própria mestre ensinasse aos alunos, mas a tática foi utilizada de forma excessiva a meu ver. 

O Clube de Escrita de Jane Austen foi uma ótima leitura, que não apenas abordou aspectos da obra de Jane que nunca haviam me ocorrido, mas que também se mostrou uma ferramenta útil para quem deseja escrever. 

Título: O Clube de Escrita de Jane Austen
Autora: Rebecca Smith
Editora: Bertrand Brasil
N.º de páginas: 291
Exemplar cedido pela editora

Comprar: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelos links acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

13 comentários:

Ludyanne Carvalho disse...

Eu acho essa capa muito bonita.
Não é um livro recomendado para mim; eu gosto de Jane Austen, mas não li todos os livros e nem tenho a intenção de ser escritora.
Mas é uma obra muito bacana, e acredito que seja útil para todos os escritores que se inspiram no talento dessa mulher admirável.

Beijos

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê!
Nossa, e eu achando que era mais um romance inspirado em Jane Austen hahhahaha Ainda assim curti a proposta.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

Thuanne Hannah disse...

Olha, achei bem interessante o livro, bem útil para novos escritores. Pretendo escrever um livro e apesar de não ser do mesmo gênero, creio que esse pode me auxiliar um pouco no processo de escrita.

Na Nossa Estante disse...

Oi Alê, eu sempre me lembro do filme que tem o mesmo nome do livro hehehehe parece ser interessante principalmente para quem curte a autora.

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

RUDYNALVA disse...

Alê!
Interessante como os pontos de vista são diferenciados quando se lê uma obra onde se faz uma homenagem para a maravilhosa Jane Austin...
Li algumas resenhas de pessoas super fãs dela e que não gostaram do livro, justo pelo fato que você gostou, porque ela foi reconstruída nesse exemplar.
Acredito mesmo que seja uma leitura bem 'elitizada', no sentido de ser para poucos que gostam de escrever...
“A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

Daiane Araújo disse...

O livro realmente não é do meu interesse. Nunca li nenhum livro da Jane Austen, então não posso dar nenhum palpite e nem falar muito...

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Gostei da indicação do livro e mesmo sendo fã da Jane Austen acho que esse não é um livro que desperta o meu interesse, mas sem dúvida quem quer ser um escritor e é fã da autora vai ficar bem feliz com essa obra.
Bjos

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Alê! Estou ansiosa para ler O Clube de Escrita de Jane Austen! Abraço!

www.newsnessa.com

Unknown disse...

Como você disse esta obra parece mesmo ter um público limitado, mas para quem gosta de Jane Austin e de escrever deve ser uma ótima leitura.

Eu particularmente nunca li nada da autora, mas confesso que pretendo ler um dia.

Lana Silva disse...

Talvez pelo fato de não ter lido nada da autora, e também não me interessar pela leitura de suas obras, esta nova publicação que fala um pouco do seu processo de criação, ideologias, e crenças, não tenha me interessado. Porém me peguei curiosa para saber mais sobre esses exercícios que são citados, para que o leitor colocassem prática, e talvez por esta razão futuramente talvez eu dê uma chance a esta leitura.

Carolina Santos disse...

Quero muito ler esse livro fiquei muito impressionada sobre o que se trata a obra e já comprei esse livro Só estou esperando chegar

Ana I. J. Mercury disse...

Que legal que você tá escrevendo um livro, Alê, já quero! Parabéns!
Eu também gosto muito de escrever e também adoro a Jane, não conhecia esse livro, mas acho quero muito ler.
bjsss

Gabriela CZ disse...

Já sei que vou ler quando concluir a obra de Jane Austen, Alê. Até porque também quero escrever algo um dia. Ótima resenha.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger